Quer melhorar seu humor? Endireite suas costas


Antes de começar a ler esse post, preste atenção na sua postura. Como você está sentado? Se estiver todo relaxadão, quase caindo da cadeira, é melhor se endireitar. A não ser que você queira se sentir mais cansado e deprimido…

É a recomendação de uma pesquisa da Universidade Estadual de São Francisco, nos Estados Unidos. Os pesquisadores convidaram 110 alunos para fazer os testes. Metade deles teve de caminhar por um corredor com a coluna um pouco curvada, enquanto a outra parte passou saltitante pelo mesmo lugar. Em seguida, todos completaram um questionário com perguntas sobre humor e depressão. A turma dos encurvados reportava muito mais tristeza e cansaço do que os outros.

“É muito semelhante ao princípio do ‘finja até conseguir’ – você pode convencer seu corpo a ter mais energia”, explica Erik Peper, um dos autores da pesquisa.

E esse não é o único estudo que mostra uma relação entre a postura e o estado emocional. Outra pesquisa da Universidade de Harvard mostrou que quando as pessoas mantêm a espinha reta e os ombros abertos, o nível de cortisol (hormônio do estresse) diminui até 25% e a testosterona sobe até 20%. Já quem anda ou senta meio curvado fica até 15% mais estressado e com 10% a menos de testosterona.

Vai vendo, dá quase para dizer que sua postura pode te deixar com mais ou menos vontade de fazer sexo, já que a testosterona é quem comanda a libido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s