Fazer 10 minutos de exercícios faz tão bem quanto passar horas na academia


Boas novas, amigos sedentários: passar horas na academia vale tanto a pena quanto se exercitar por 10 minutos, duas vezes ao dia. Lindo, né?
E isso não é desculpa de gente preguiçosa. Mais de 2 mil pessoas, com média de 47 anos de idade, levaram os pesquisadores da Universidade de Boston a esta conclusão. Os voluntários (mais da metade estava acima do peso) tiveram de passar um tempo com um sensor de movimento colado ao corpo. Todas as atividades diárias eram registradas no aparelho e relatadas aos pesquisadores. Ou seja, não dava para aumentar o número de exercícios físicos praticados em cada dia.
Em média, esses participantes começaram a praticar meia de hora de exercícios físicos por dia. Só que nessa conta entravam atividades simples, como limpar a casa, caminhar rapidamente ou jogar golfe. Eles passaram a gastar cerca de 10 minutos em cada atividade dessas. Aí, por dia, isso rendia a eles 20 minutos de exercícios físicos diários. Moleza.
Outros preferiram atividades mais pesadas, como jogar futebol ou tênis, fazer escaladas. Ou academia.
Mas o que chamou a atenção dos pesquisadores foi o resultado dos 10 minutos extras de atividade física. Quem adicionou à rotina essas duas sessões de 10 minutos de exercícios físicos conseguiu reduzir os riscos de doenças cardíacas. E diminuíam tanto quanto os participantes que passavam horas e horas na academia.
Confortável. Mas sei não. Talvez seja mais seguro apostar também em caminhadas e outras atividades.

Fazer dieta te deixa gordo e triste


Se você faz parte do time que exagera nas comilanças de férias, nem pense em entrar numa dieta louca para recuperar seu peso normal. Seu cérebro vai te deixar cada vez com mais fome e vai ficar ainda mais difícil resistir à tentação de devorar umas gordices.
Pesquisadores da Universidade de Melbourne convidaram 50 adultos obesos para testar a eficácia dos regimes. Por oito semanas, os voluntários tiveram de fazer uma dieta radical: comer entre 500 e 550 calorias por dia (para ter uma ideia: um bife à parmegiana ou um beirute já atingem essa quantidade) – é quase um quarto do recomendável para mulheres. No fim da brincadeira, eles perderam pouco mais de 13 quilos.
Ótimo. Mas a magreza não durou tanto tempo assim. Ao final de um ano, ainda recebendo conselhos e assistência dos pesquisadores, os participantes haviam recuperado, em média, 5 quilos. Eles também disseram sentir mais fome e, claro, ficavam mais paranoicos em relação ao peso do que antes de entrar na dieta.
Isso só acontece porque o corpo simplesmente não vê razão em emagrecer – e luta contra. Segundo a pesquisa, a grelina, um hormônio que estimula o apetite, aumentava 20% depois do fim da dieta. Enquanto isso, a produção do hormônio que suprime a fome estava menor do que de costume.
É, dieta louca nunca funciona. E todo mundo sabe disso. Aquele velho papo sobre mudar aos poucos seus hábitos alimentares e se exercitar ainda é o melhor conselho.

Quer melhorar seu humor? Endireite suas costas


Antes de começar a ler esse post, preste atenção na sua postura. Como você está sentado? Se estiver todo relaxadão, quase caindo da cadeira, é melhor se endireitar. A não ser que você queira se sentir mais cansado e deprimido…

É a recomendação de uma pesquisa da Universidade Estadual de São Francisco, nos Estados Unidos. Os pesquisadores convidaram 110 alunos para fazer os testes. Metade deles teve de caminhar por um corredor com a coluna um pouco curvada, enquanto a outra parte passou saltitante pelo mesmo lugar. Em seguida, todos completaram um questionário com perguntas sobre humor e depressão. A turma dos encurvados reportava muito mais tristeza e cansaço do que os outros.

“É muito semelhante ao princípio do ‘finja até conseguir’ – você pode convencer seu corpo a ter mais energia”, explica Erik Peper, um dos autores da pesquisa.

E esse não é o único estudo que mostra uma relação entre a postura e o estado emocional. Outra pesquisa da Universidade de Harvard mostrou que quando as pessoas mantêm a espinha reta e os ombros abertos, o nível de cortisol (hormônio do estresse) diminui até 25% e a testosterona sobe até 20%. Já quem anda ou senta meio curvado fica até 15% mais estressado e com 10% a menos de testosterona.

Vai vendo, dá quase para dizer que sua postura pode te deixar com mais ou menos vontade de fazer sexo, já que a testosterona é quem comanda a libido.

Mulheres guardam segredo por apenas 32 minutos


Dá coceira na língua quando você escuta uma fofoca? Se você é dessas, não está sozinha, a maioria das mulheres não consegue guardar um segredo por mais de 32 minutos.

É o que diz a pesquisa da Skin Care, uma empresa de produtos para a pele, que entrevistou 3 mil mulheres britânicas. Cerca de 10% delas confessou ser incapaz de guardar um segredo. E 85% assumiram que gostam de escutar fofocas. Metade delas ainda disse que sente necessidade de compartilhar a notícia com alguém – e isso acontece, no máximo, 32 minutos depois receber a confissão/desabafo do colega.

As fofocas preferidas são casos extraconjugais, cirurgias plásticas e problemas no relacionamento. Bem, pelo menos elas contam para pessoas de confiança: em geral, para o marido, mãe ou melhor amigo.

É, pelo jeito mulher é mesmo boca aberta. E você, por quanto tempo consegue guardar um segredo?

Cansaço realmente te deixa mais feio


Aproveitou bem as festas de fim de ano e ainda não conseguiu dar ao seu corpo tempo suficiente para se recuperar do cansaço? Então vê se dá um jeito de dormir bem hoje. Ou você vai passar os primeiros dias do ano com o rosto bem menos bonitinho. A ciência explica por que seu corpo te deixa com cara de acabado.

Enquanto dormimos, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no corpo diminuem. Aí a pele fortalece a habilidade de se proteger. Mas se isso não acontece e o estresse se mantém em alta, a produção de colágeno começa a cair. Nessa, a pele logo abaixo dos olhos começam a ficar flácidas. E esse não é o único mal: estresse ainda diminui a produção de melanina. Ou seja, você fica mais pálido e com cara de acabado.

Isso sem contar as olheiras, que vem com aquele inchaço embaixo dos olhos. Elas só aparecem porque seu organismo não teve tempo suficiente para espalhar a água acumulada em algumas partes do corpo. “Normalmente, quando você dorme, você distribui a água pelo seu corpo todo”, explica o pesquisador Michael Roizen. Mas se você dorme mal ou pouco, a água continua acumulada, principalmente na região dos olhos – aí aparecem aquelas olheiras gordas.

E aí, topa tirar um cochilo?