Solidão realmente faz você sentir frio

É real. Aquele mimimi meloso que diz “sem você tudo é tão frio” faz todo sentido. Quando você se sente solitário ou excluído de uma turma, a temperatura do seu corpo realmente diminui. Aí tudo fica frio e sem graça.

Voluntários sentiram na pele o frio da solidão. Uma pesquisa da Universidade Tilburg, na Holanda, convidou um grupo de pessoas para participar de um jogo online de arremesso de bolas. Enquanto brincavam, os pesquisadores mediram a temperatura dos dedos deles por 24 vezes. Num certo momento, por pura maldade, alguns jogadores deixavam de receber as bolas e ficavam excluídos, sem participar do jogo. Quando isso acontecia, a temperatura deles caía, em média, 0,378 graus Celsius.

É só uma resposta automática do corpo, um mecanismo de proteção. Quando você sente medo, por exemplo, o sistema nervoso autônomo manda várias ordens, como aumentar osbatimentos cardíacos ou contrair os vasos sanguíneos. Os pesquisadores acreditam que ossentimentos de solidão e exclusão também alarmam o corpo, mas não aceleram o coração, apenas deixam as veias das áreas periféricas mais contraídas. Aí os dedos ficam frios e as regiões internas do corpo ficam mais quentinhas.

Mas se você estiver nessa, os pesquisadores sabem como recuperar sua temperatura: basta segurar uma xícara de chá. Funcionou bem com os participantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s