Caixas de uísque escocês perdidas sob o gelo da Antártida‚ terá expedição para serem resgatadas

Uma equipe de arqueólogos da Nova Zelândia buscará duas caixas de uísque de malte escocês de uma safra especial enterrada há um séc#lo sob o gelo da inóspita Antártida.
Os cientistas, membros da sociedade para a conservação do patrimônio histórico da antártida neozelandesa, realizarão a expedição em janeiro do próximo ano.
O “tesouro” são duas caixas de uísque da renomada marca McKinlay & Co que pertenceram ao explorador irlandês Ernest Shackleton, que entre 1907 e 1909 fracassou em várias tentativas de ser o primeiro a pisar no Polo Sul.
Em 2006, dois arqueólogos descobriram 25 caixas do uísque protegidas sob o gelo debaixo de um tablado de madeira em uma cabana construída na expedição de Shackleton, mas na aquela época as caixas e as garrafas estavam cobertas por uma espessa camada de gelo o que impediu que fossem desenterradas.
As autoridades neozelandesas querem que os arqueólogos rec#perem as duas caixas, mas as outras deverão permanecer no local, como assim determina o Tratado da Antártida, um acordo de patrimônio histórico assinado pelos 12 países que coadministram o continente gelado.
Quando forem extraídas do gelo, as garrafas serão transferidas à Nova Zelândia, onde serão restauradas antes de devolvê-las à Antártida novamente ao mesmo lugar onde foram deixadas pelos exploradores.
A destiladora escocesa Whyte & Mackay, que distribui a marca McKinlay, defende que tem direito de receber uma garrafa ou pelo menos uma mostra do uísque que parou de ser produzidos há muitos anos. Conforme a Whyte & Mackay, as garrafas devem estar intactas e é bem possível que o sabor do uísque tenha melhorado, mas ressalta que como as garrafas ficaram inclinadas, as tampas podem ter sido corroídas, o que pode ter alterado o aroma.
Os expedicionários utilizarão ferramentas especiais para perfurar o gelo que está no entorno da construção sem prejudicar o “tesouro” guardado no subsolo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s